Assis Chateaubriand

Soltura de Alevinos - Rio Piquiri (31 de Março)

Postado em: 29 de Março de 2019 por Rotary Club de Assis Chateaubriand

O Rotary Club de Assis Chateaubriand desenvolve projeto de Soltura de Alevinos voltados à preservação do meio ambiente em Assis Chateaubriand, sendo uma das áreas de enfoques do Rotary: Recursos Hídricos e Saneamento. Em comemoração ao Dia Mundial da Água e Dia do Rio, o Rotary presenteia rios do município (Rio Alívio, Rio da Corda, Rio Verde, Rio Encantado, Rio Barreiro, Rio Baiano) e esse ano o Rio Piquiri, com alevinos juvenis de espécies nativas.  O Projeto da Soltura de Alevinos nasceu no ano de 2005 (com a soltura de 1.500) e desde então segue a rotina de todos os anos fazer esse repovoamento nos rios do município. Até o na de 2018 foram soltos 331.000 alevinos. Para o ano 2019, o Rotary em seu Plano de Ações e Metas em julho de 2018, registra essa ação e os trabalhos se iniciam através da Comissão de Projetos Humanitários, em parceria com a Prefeitura Municipal de Assis Chateaubriand, Câmara Municipal, ACIAC, Sicoob, Sicredi, Cvale, MA Maquinas, Piscicultura Marquardt (Anderson), Piscicultura Roeker (Agostinho), Wilson Ramalho e muitas mais empresas, pessoas físicas e pescadores. Especificamente em 2019, com o ocorrido no Rio Piquiri, com a mortandade dos peixes (50 toneladas), e com o convênio com os Amigos da Pesca do Rio Piquiri de Assis Chateaubriand, o Rotary une esforços para alcançar o desafio e a meta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e IAP, em povoar o Rio Piquiri com Meio Milhão de Alevinos. A bacia hidrográfica do rio Piquiri abrange uma área de drenagem igual a 24.156 km², da nascente o Rio Piquiri(Serra do São João, na divisa dos municípios Turvo e Guarapuava), percorre cerca de 660km até sua foz no rio Paraná(Altônia e Terra Roxa), passando por 32 municípios e recebe no seu percurso da montante para jusante cerca de 17 rios.

CASA DA AMIZADE - RUA BELO HORIZONTE,111 Cep: 85935-000